O que é Wuwei?
Wuwei (ação invisível) consiste em não interferir enquanto as coisas seguem seu caminho natural; e, quando se desviam dele, corrigi-las com a menor interferência possível. É a ação em perfeita harmonia com o Tao. Como não notamos o que é natural e o que se harmoniza com o Tao é natural, as ações praticadas com wuwei não são notadas. Seus efeitos parecem não ter causa. Como o que se harmoniza com o Tao também tende a ser bem-sucedido e exige menos esforço, quem pratica o wuwei tende a ser bem-sucedido esforçando-se pouco, passando até a impressão de não ter feito nada.
Quem age assim preocupa-se com a normalidade da natureza e não com objetivos pessoais. Por isso não se apega a coisas nem pessoas, e não deseja recompensas pelas bem-feitorias e sacrifícios que realiza. Consequentemente, não sofre nem com perdas nem com ingratidão. Agir de forma natural exige versatilidade, já que precisamos nos adaptar a cada situação; mas, se aprendemos a fazê-lo, as leis tornam-se desnecessárias para nós, pois as boas leis são justamente as que induzem as pessoas a agirem dessa forma.
O que é yowei?
Yowei (ação visível) consiste em interferir na natureza para realizar nossos desejos. É uma forma de agir contrária à natureza, pois nos afasta da simplicidade compatível com o Tao. Se interferimos em muitas situações é porque temos muitos desejos; mas, já que precisamos de pouco para sermos felizes, se desejamos muito é porque não estamos no caminho da felicidade. Dominados por inúmeros desejos, não nos concentramos totalmente em nada, o que nos tira a paz interior; e pioramos a vida dos outros, pois tentamos usá-los para realizar nossos desejos, levando-os por caminhos contrários a sua natureza; ou tentamos adequá-los a nossos próprios ideais com boas intenções, o que termina por estragá-los.
Quem segue por esse caminho torna-se tolo, ainda que pareça tornar-se esperto; pois aprende a manipular as pessoas para conquistar muitas coisas, mas seus desejos aumentam junto com suas conquistas, de modo que jamais terá o bastante para ser feliz; enquanto pessoas mais simples, que parecem tolas por não terem essa habilidade, conseguem ser felizes tendo pouco. Quem tenta usar a inteligência ou a força para impor seus desejos ao mundo acaba sendo possuído por seu desejo de possuir as coisas, e controlado por seu desejo de controlar as pessoas.