Aplicação da filosofia de Aristóteles
Só dominamos de verdade os temas que nos ajudam a pensar. Então, se quiser dominar a filosofia de Aristóteles, comece a usá-la em suas reflexões.
Você é feliz?
A felicidade vem da virtude
De acordo com Aristóteles, felicidade é a condição de quem tem virtude, alguns bons amigos e bens materiais pelo menos modestos. Podemos não ter amizades verdadeiras porque ainda não as encontramos, ou não ter o dinheiro necessário para uma vida saudável por estarmos em uma situação difícil.
Mas a virtude, que é o outro requisito da felicidade, depende apenas de nós mesmos; e nos ajuda a conquistar os outros dois, pois uma pessoa virtuosa será capaz de esforçar-se o bastante para obter sucesso profissional, e terá facilidade para tornar-se amiga de outra pessoa virtuosa, já que ambas estarão na mesma sintonia.
A virtude vem do hábito
Você tem feito tudo que pode para tornar-se virtuoso? Ou seja: tem cultivado a cada dia os hábitos que te farão feliz no futuro, ou tem sido incontinente como a maioria das pessoas, trocando a felicidade futura por prazeres e conforto momentâneos?
Que tipos de pessoa você conhece?
Imite os bons exemplos
Ao menos em algum aspecto, você conhece alguém que seja virtuoso? Alguém realmente corajoso, capaz de enfrentar qualquer perigo quando necessário, mas que aceita fugir de riscos exagerados? Ou realmente generoso, que ajuda as pessoas que realmente precisam, mas não se deixa enganar por aproveitadores?
Você pode imitar essas pessoas para um dia ser virtuoso como elas. E até mesmo (por que não?) elogiá-las para recompensá-las por seus atos. Dessa forma, você mesmo estará praticando as virtudes da justiça e da simpatia.
Ajude seus amigos a melhorarem
Por outro lado, você conhece alguém que seja vicioso? Alguém que seja irascível, apático, implicante ou bajulador, e que acredita que está certo ser assim?
Nesse caso você pode se esforçar para não agir como essas pessoas e, caso elas sejam suas amigas, pode ajudá-las a melhorar apontando seus vícios de maneira gentil, explicando que elas serão mais felizes se mudarem de atitude. Afinal, Aristóteles nos ensina que os verdadeiros amigos se ajudam a serem pessoas melhores e mais felizes.
Você faz boas escolhas?
Escolha o que te tornará feliz
Você costuma esforçar-se no presente para fazer aquilo que te tornará a pessoa mais virtuosa e mais feliz que você pode ser no futuro, ou age como uma criança, preocupando-se apenas em sentir prazer e evitar o sofrimento no presente? A virtude vem do hábito. Por isso, cada escolha que fazemos no presente condiciona as que faremos no futuro.
Quanto antes você começar a fazer escolhas certas, mais cedo se tornará uma pessoa boa e feliz. Se esforce para fazer as escolhas certas no presente, cultivando a virtude a cada dia. Essa é a verdadeira educação que todos devem dar a si mesmos, pois é isso que nos permite ser felizes.
Sua sociedade é justa?
Faça sua parte
No lugar onde você vive, você percebe que todos têm os recursos mínimos necessários para serem saudáveis, e que cada um tem um reconhecimento e uma riqueza condizentes com seu mérito? Ou parece que alguns pobres têm menos que o necessário para uma vida saudável, e que alguns ricos não praticaram obras boas o bastante para justificar sua riqueza?
Se sua sociedade é injusta, você pode contribuir para melhorá-la entrando para a política ou para o Direito. E, se não quiser fazer isso, mesmo que em menor escala, você pode contribuir para tornar a sociedade mais justa como cidadão, ajudando os necessitados, retribuindo os favores que recebe e recompensando os atos virtuosos das pessoas que estão ao seu redor.
Lembre-se: de acordo com Aristóteles, as pessoas virtuosas conseguem conviver em harmonia mesmo que as leis de seu povo não sejam ideais, porque elas praticam a justiça sem serem cobradas.
Você tem os amigos que merece?
Tenha amigos tão bons quanto você
Seus amigos são pessoas tão virtuosas quanto você? Se dedicam tanto quanto você a se tornarem pessoas melhores a cada dia, e te apoiam tanto quanto você os apoia?
Se sim, ótimo! Não sendo o caso, se você quiser ter amizades apenas por prazer ou por interesse, pode continuar com seus amigos atuais enquanto eles forem agradáveis ou úteis. Mas para ter amizades verdadeiras precisamos escolher bem nossos amigos.
Se quiser um tipo mais profundo de amizade, que realmente possa te ajudar a ser feliz, é melhor afastar-se das pessoas viciosas ou incontinentes, que são más influências, e se relacionar com pessoas que estejam tão preocupadas quanto você em cultivar a virtude.